Se você trabalha com turismo internacional, especialmente para destinos na América do Sul, já deve estar por dentro da exigência do seguro viagem obrigatório para quem visita a Argentina.
A obrigatoriedade do seguro viagem na Argentina entrou em vigor em maio de 2025, mas o movimento vai muito além das fronteiras do país. A decisão segue uma tendência cada vez mais adotada por governos mundo afora: exigir que o turista tenha cobertura médica para garantir tanto sua segurança quanto a sustentabilidade dos sistemas de saúde locais.
Destinos europeus, como os que fazem parte do Espaço Schengen, já exigem o seguro há anos. Agora, essa postura, que antes era comum apenas em países de primeiro mundo, começa a se consolidar também na América Latina como uma tendência.
Essa medida foi adotada para proteger tanto os turistas quanto o sistema de saúde local, que pode ficar sobrecarregado em emergências não cobertas por nenhum tipo de seguro. Além disso, o seguro oferece mais tranquilidade para o viajante e contribui para a organização e controle das entradas no país – e como vocês sabem, aqui na Hero é muito mais do que o suporte na emergência, também é sobre benefícios pré e pós viagem!
Nesse caso, o que o seguro viagem deve cobrir?
- Assistência médica e hospitalar
- Cobertura para emergências odontológicas
- Repatriação médica e funerária
- Cobertura para extravio, roubo ou atraso de bagagem
O que isso representa para o mercado de turismo?
Para operadores, agências e empresas do setor, a exigência do seguro viagem abre novas oportunidades de venda e pacotes personalizados. Além disso, o seguro pode ser um diferencial competitivo para quem atua no mercado B2B, mostrando profissionalismo e cuidado com o cliente.
Dicas para aproveitar esse cenário:
- Reposicione o seguro como essencial no discurso de venda
Fale sobre o seguro com naturalidade, como parte do pacote. - Eduque o viajante com conteúdo
E-mails, redes sociais e roteiros personalizados são ótimos canais para explicar a importância – e possíveis mudanças – do seguro viagem. - Antecipe a mudança para outros países
Os vizinhos da Argentina – Chile, Colômbia e Peru – tendem a adotar medidas semelhantes. - Atualize treinamentos e propostas comerciais
Garanta que sua equipe esteja por dentro das novas exigências, se atualize todos os dias e tenha argumentos de venda na ponta da língua!